Glauco Diniz Duarte Viagens – energia termelétrica é renovavel
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, o gás natural é responsável por mais de 10% da capacidade da matriz energética, é uma das fontes que apresentará maior crescimento no país até 2050, de acordo com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
Em outras palavras, o gás natural deixou de ser apenas um subproduto e tornou-se uma alternativa energética mais eficiente e mais limpa que o petróleo, além de ter um papel fundamental na garantia de flexibilidade e resiliência à matriz, compensando a intermitência de fontes renováveis e complementando a geração de energia das hidrelétricas, responsáveis por mais de 60% da geração de energia no Brasil.
Agora, que tal saber mais sobre as turbinas a gás? Ou como o gás natural está ajudando a diversificar a matriz energética brasileira? Veja a seguir!
Conheça as turbinas a gás supereficientes da GE!
Mais flexibilidade e confiabilidade para a rede elétrica brasileira é com a GE! A GE Gas Power Systems produz turbinas a gás que combinam ar e combustível para gerar energia elétrica, como as turbinas 7HA, as maiores e mais eficientes do mundo para regiões que utilizam a frequência de 60 hertz, como o Brasil. Elas são tão potentes que chegam à capacidade de geração total em poucos minutos!
Aqui, as turbinas 7HA serão utilizadas em duas usinas termelétricas de ciclo combinado — aquelas que usam turbinas a gás e a vapor em uma única unidade, gerando energia elétrica a partir da queima do mesmo combustível.
E tem mais. Imagine uma máquina enorme, capaz de gerar até 600 MW de eletricidade em uma usina elétrica de ciclo combinado — o que significa energia suficiente para abastecer cerca de 600 mil residências. Esta é a turbina a gás 9HA, capaz de suportar temperaturas acima de 1400ºC para mostrar sua eficiência. Tanto que em Greenville, Carolina do Sul, engenheiros da GE a testaram em um banco de provas usando sua potência máxima e simulando situações extremas. Em uma ocasião de instabilidade severa na rede causada por demanda excessiva de energia, a turbina entrou em ação e normalizou a rede em pouquíssimo tempo.
Como as turbinas a gás geram energia em usinas termelétricas?
Você sabe como funciona uma usina termelétrica a gás? Basicamente, termelétricas produzem energia a partir do calor gerado pela queima de combustíveis fósseis ou outras fontes de calor.
Primeiramente, ocorre a queima do combustível misturado com o ar no combustor da turbina. Com a queima, a mistura é transformada em gás, cuja força é responsável por movimentar as pás de uma turbina que, por sua vez, irá movimentar um gerador. Ainda, os gases quentes da exaustão da turbina podem fornecer vapor para acionar uma turbina a vapor, gerando mais energia elétrica e aumentando a eficiência do sistema.
Agora que você já sabe como funcionam as turbinas a gás, que tal saber o impacto disso na matriz energética brasileira?
Menos emissões e mais confiabilidade para a geração de energia
Reduzir as emissões do setor energético está na ordem do dia. Por isso, há um espaço considerável para substituir o carvão e o petróleo pelo gás natural na geração de energia: em comparação ao petróleo, as plantas que utilizam gás natural emitem até 90% menos de CO2.
Além de reduzir as emissões, os sistemas a gás natural ajudam a trazer segurança à matriz energética, reduzir as perdas na transmissão e os riscos de blecaute, sobretudo porque complementam fontes intermitentes, como as renováveis, e podem ser acionados em caso de sobrecarga da rede.