Glauco Diniz Duarte Viagens – como e feita placa fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a instalação das placas de energia solar fotovoltaica em casa é feita no telhado, por uma questão de economia de espaço e otimização da captação dos raios solares. Em outras situações, a instalação pode ocorrer no solo, em estruturas próprias para isso, mas trataremos disso em outro momento.
Voltando à instalação em telhados, existem algumas regras que devem ser seguidas:
O telhado deve, idealmente, ser apontado para o norte. Quando isso não for possível, a inclinação para o leste é a recomendada. Se nenhuma dessas opções for possível, será necessário fazer a correção do telhado com a instalação de estruturas de compensação. A razão para isso é a forma como os raios solares chegam à superfície terrestre, e ao seu movimento durante o dia.
A inclinação na qual as placas devem ser instaladas deve acompanhar a latitude do local da instalação. Se o telhado não possuir a inclinação ideal, também será possível utilizar estruturas de fixação para compensar. Ainda é possível acrescentar painéis ao telhado, para compensar a inclinação sem prejudicar a produção de energia elétrica. Nesses casos, é necessário que uma esquipe especializada faça a avaliação do local da instalação antecipadamente, para fornecer a melhor solução possível.
Os melhores tipos de cobertura para sistema fotovoltaico
Os painéis fotovoltaicos são presos ao telhado através de um sistema de fixação. Cada tipo de telhado pede um sistema de fixação diferente. O sistema de fixação representa uma parte importante do orçamento e por isso o tipo de telhado deve ser levado em conta quando estamos preparando uma propriedade para receber energia solar.
1 – As coberturas de telha metálica, como as trapezoidais comum e termoacústicas, e as coberturas de telha tipo “shingle” são as melhores opções para instalar painéis fotovoltaicos. Essas coberturas facilitam a fixação e são superfícies seguras para instalação.
2 – As telhas de cerâmica /concreto do tipo francês ou do tipo capa-canal são a segunda melhor opção. Elas requerem algum tipo de manuseio para instalar, mas nada que inviabilize a sua instalação.
3 – As telhas do tipo fibrocimento (conhecidas como “Eternit”) trazem alguns problemas no processo de instalação pois são frágeis e podem quebrar durante o processo. Geralmente elas pedem um sistema de fixação dos painéis independente das telhas.
4 – Por último, as coberturas planas como lajes e telhas pré-fabricadas em concreto são uma ótima superfície para instalação. O sistema de fixação para as coberturas planas compensa a pouca inclinação do telhado para garantir que os painéis tenham melhor incidência solar. A forma tradicional de fixar placas solares em lajes é:
-
Estrutura aparafusada na laje, (requer impermeabilização)