Glauco Diniz Duarte Viagens – que sao energia solar
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, é comum que os leigos no setor acreditem que aquecimento solar e energia solar são a mesma coisa. Por mais que os painéis de incidência solar possam até ter aparência semelhante, você irá perceber que, tantos princípios, como as funções e funcionamentos de ambos os sistemas são bastante diferentes. Preparamos um artigo especialmente para detalhar essa questão e deixar de uma vez por todas as diferenças entre aquecimento solar e energia solar fotovoltaica bem claras.
O aquecimento solar
A função de um sistema de aquecimento solar é apenas de aquecer a água utilizada nas residências, seja para banhos ou para outros fins. O sistema funciona através de um módulo com pequenas tubulações por onde passa a água. Como o módulo tem coloração escura, a radiação solar é absorvida pelo sistema esquenta a água que passa pelas tubulações. Uma vez quente, a água é armazenada em um reservatório isolante cujos princípios mecânicos são bastante semelhantes a uma garrafa térmica comum.
Entretanto, para ter viabilidade e eficiência suficiente, um sistema de aquecimento de água precisa ser instalado em uma região com abundância de Sol. Caso isso não aconteça, o sistema de aquecimento vai precisar de uma “forcinha” vinda de aquecimento elétrico ou a gás. Resumindo, a única função de um sistema de aquecimento solar é transformar a energia luminosa do sol em energia térmica.
Energia Solar Fotovoltaica
Enquanto o aquecimento solar transforma luz em calor, um sistema de geração de energia solar fotovoltaica tem a função de transformar a luminosidade em energia elétrica. Isto é possível porque os módulos fotovoltaicos são fabricados a partir de elementos fotossensíveis semicondutores. Ao receberem a incidência da luz solar, as células fotovoltaicas têm seus elétrons movimentados, o que gera corrente elétrica para alimentar equipamentos em casas, empresas e condomínios.
Enquanto um sistema de aquecimento solar tem pequenas tubulações em seus módulos, nos sistemas fotovoltaicos a elementos fotossensíveis, na maior parte das vezes, o Silício.
Porém, os módulos podem ainda ser fabricados a partir de telureto de cádmio, índio, gálio, elementos fotossensíveis orgânicos ou com a tecnologia de filme fino. Além dos módulos, são empregados cabeamentos elétricos especiais resistentes ao calor e ao fogo, inversores de corrente para transformar a energia contínua em energia alternada, baterias e monitores para acompanhar a geração da energia elétrica.
Seja para aquecer a água, ou para gerar energia elétrica, utilizar a energia solar em sua residência é sempre uma forma sustentável e renovável de aproveitar os recursos da natureza.
O Brasil vive um bom momento para quem tem a intenção de investir em energia solar fotovoltaica. O Governo está oferecendo facilidades tributárias, ao passo que instituições financeiras públicas e privadas estão desenvolvendo linhas de crédito especiais e facilitadas para quem busca investimentos no setor. É um país com abundância de incidência solar e, portanto, muito potencial para geração de eletricidade com alta eficiência.