Glauco Diniz Duarte Viagens – como funciona energia solar residencial
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, muito se fala sobre a instalação de energia solar residencial. Apesar de termos visto esse tema em vários lugares, a instalação da energia solar residencial ainda é um hábito muito novo na vida dos brasileiros.
Isso acontece porque a maioria ainda está acostumado com a tradicional energia elétrica e acaba não pensando que o sol pode ser o maior provedor de energia, além do que estamos acostumados a ver.
Hoje, a maior parte da energia elétrica brasileira ainda é proveniente das hidrelétricas. Apesar de tratar-se de uma fonte de energia limpa, a construção de usinas desse tipo exige a inundação de grandes áreas, com enormes impactos para a população e para o meio-ambiente. Já a energia solar é limpa e renovável, não faz barulho, não polui e exige pouca manutenção.
E como Brasil tem um potencial enorme de exploração do recurso energético solar, o número de pessoas que fazem uso da energia solar tende a crescer, visto que pesquisas feitas pela ANAEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) mostra que haverá mais de 700 mil residências com o sistema de geração de energia elétrica com energia solar no ano de 2024.
Assim, como é um assunto ainda desconhecido para muitas pessoas, fica a dúvida: energia solar residencial vale a pena?
Energia solar os seus benefícios
A sua instalação em casa depende de uma série de fatores
Países como a Alemanha e EUA já fazem bastante uso da energia solar. O Brasil vem percebendo o quanto o sol pode ser útil na economia da sua conta no final do mês, além de contribuir com o meio ambiente.
Mas quais os benefícios para minha casa?
Já que você já sabe um pouco mais sobre a energia solar residencial, conheça quais as suas vantagens:
Para quem vai instalar pode ter a sensação de quem o investimento é muito alto. Isso é grande um engano uma vez que toda a economia que você vai ter na sua conta de energia compensa o investimento. Isso é claro, a longo prazo;
A energia solar requer uma pequena manutenção. Para fazer a verdade a pessoa vai precisar ficar atenta penas aos cuidados com a placa solar. Ela deve ser limpa e pronta para receber os raios solares;
Hoje a tecnologia destes sistemas produz produtos de qualidade, fazendo com que o usuário não se preocupe tanto com a manutenção, fato que era mais recorrente nos anos anteriores. Em média, um sistema de Energia Solar dura mais que 30 anos.
Ajuda a reduzir a conta de luz, uma vez que o chuveiro é um dos grandes vilões do consumo;
Disponibilidade de água quente a qualquer momento, mesmo à noite, pois ela se mantém aquecida;
Contribui com o meu ambiente;
Funcionamento da Energia Solar residencial
De forma simples, o painel solar fica instalado no telhado. Ele é o responsável por captar a fonte do sol que vai gerar energia para a casa.
Depois, toda a energia gerada pelo painel solar passa por um inversor solar que alterna a corrente continua para alternada, transformando em rede elétrica.
Após esse processo, a energia sai do inversor e é conectada na rede de energia da sua casa, como um quadro de luz.
Assim, essa energia vai dar vida as luzes, eletrodomésticos e tudo o que esteja conectado a tomada.
E se a energia que você acumulou for maior do que realmente precisa, ela volta para central de abastecimento. É aí que acontece o processo de economia, além do que foi gerado até agora.
Sistema de energia solar residencial ideal para você
Mas qual é o sistema ideal para a sua casa?
O primeiro passo é analisar a conta de luz. Você deve ver que quantidade de energia elétrica em kWh que são gastos na residência.
Caso ele seja bem acima do normal, chegou a hora de você ter instalado a energia solar residencial. Calcule quanto você gasta por mês, e quanto tempo levaria para isso cobrir um investimento em Energia Solar.
Note que, você não conseguirá reduzir em 100% sua conta, infelizmente. Isso ocorre por causa das taxas obrigatórias a serem pagas. Calcule que você reduzirá sua conta em mais ou menos 95%.