Glauco Diniz Duarte Viagens – como montar energia solar
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a energia solar vem sendo cada vez mais utilizada como fonte de abastecimento energético. As pessoas estão se conscientizando da necessidade de aproveitamento deste tipo de energia, como forma de preservar a natureza e, economizar nos custos com energia. As empresas também estão se inclinando cada vez mais em renovar os meios de captação de energia.
No mundo, a geração de energia limpa vem crescendo cerca de 40% ao ano, enquanto no Brasil a média é de 2 megawatts. A tendência é crescer com o incentivo dos profissionais em arquitetura e o mercado de construção aquecido.
A energia solar é a mais limpa e renovável das fontes energéticas. O que precisa ser desenvolvida é uma tecnologia mais barata que permita a produção em larga escala, a custos abaixo das fontes convencionais, como, por exemplo, a hidrelétrica, base da geração brasileira.
Vantagens da captação de energia solar
A energia solar chega ao planeta em forma de radiação e em quantidade suficiente para atender milhares pessoas. Esta radiação transmitida pelo sol, pode ser captada através de placas solares específicas, e, prontamente instaladas para reverter a radiação solar em calor. O calor é a principal fonte de matéria prima das usinas termoelétricas.
As empresas e as casas também podem se favorecer da energia solar a partir de equipamentos desenvolvidos para este fim. Estes equipamentos constam de placas solares instaladas nos telhados das casas.
A energia acumulada através de aparelho fotovoltaico pode ser utilizada para ligar aparelhos eletrônicos e aparelhos domésticos, com exceção de alguns deles como, aparelhos de ar condicionado, secador de cabelos, máquina de lavar roupas, ferro de passar roupas, forno de micro-ondas, chuveiro, motores trifásicos, motores de grande potência e lâmpadas incandescentes. O retorno deste investimento para o cliente será de 10 anos.
Já, para aquecer o chuveiro e piscina, as placas solares são bem mais acessíveis. O equipamento todo pode chegar a custar até 1.500 reais dependendo da região, e o retorno do investimento para o cliente é de 3 anos.
Como montar uma empresa de instalação de placa solar
Para montar uma empresa de captação de energia solar você irá precisar de um local amplo, com espaço para guardar todo o equipamento necessário para instalação das placas solares como, fios, baterias, material elétrico, escadas, e as próprias placas. Recepção, escritório, garagem e banheiro.
Você também precisará de uma licença ambiental para poder atuar na sua região, além de licença da prefeitura. Contrate um bom contador para trabalhar na abertura da sua empresa, ele deverá efetuar toda a legislação necessária.
Quanto custa montar uma empresa de captação de energia solar
Para montar uma empresa de captação de energia solar, você poderá gastar até 1 milhão de reais. Este foi o valor gasto na abertura da empresa “Blue Sol” em 2010. Eles ainda gastaram mais 3 mil reais em publicidade na internet e também na abertura de mais dois escritórios, 1 no Rio de Janeiro e 1 em São Paulo, além da sede, que fica em Ribeirão Preto.
Até o ano de 2012 a empresa já havia faturado 1 milhão e meio de reais, e atuava no positivo. Na época eles conquistaram 815 cadastrados. Seus clientes necessitavam desde serviços complexos como, a instalação de energia para toda a casa, como fazendeiros que precisavam dispor da tecnologia solar para abastecer um único poste no meio de um pasto. Atualmente as empresas, prédios domiciliares, escolas e clubes, utilizam este tipo de energia.
Concorrência pela captação de energia solar no brasil
A concorrência entre as empresas de captação de solar no Brasil é muito baixa. O país não desenvolveu um bom plano de apoio para atender empresários interessados em investir neste tipo de negócio. O único incentivo oferecido é um abatimento nos impostos, o que não estimula os empreendedores, embora o mercado tenha um grande potencial para crescimento. No país existem 30 milhões de residências.