Glauco Diniz Duarte Viagens – porque energia solar é sustentável
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, a energia solar é a energia eletromagnética cuja fonte é o sol. Ela pode ser transformada em energia térmica ou elétrica e aplicada em diversos usos. As duas principais formas de aproveitamento da energia solar são a geração de energia elétrica e o aquecimento solar de água.
O efeito fotovoltaico ocorre quando materiais como o arsenieto de gálio e o silício cristalino, dispostos em um painel, passam a gerar eletricidade após serem expostos à radiação do sol.
O uso da energia solar é uma das atitudes sustentáveis mais promissoras na luta contra a degradação do meio ambiente, pois ela é renovável e limpa, isto é, nunca se acaba e não gera poluição.
A energia solar é considerada uma fonte de energia renovável e inesgotável. Ao contrário dos combustíveis fósseis, o processo de geração de energia elétrica a partir da energia solar não emite dióxido de enxofre (SO2), óxidos de nitrogênio (NOx) e dióxido de carbono (CO2) – todos gases poluentes com efeitos nocivos à saúde humana e que contribuem para o aquecimento global.
A energia solar também se mostra vantajosa em comparação a outras fontes renováveis, como a hidráulica, pois requer áreas menos extensas do que hidrelétricas.
O incentivo à energia solar no Brasil é justificado pelo potencial do país, que possui grandes áreas com radiação solar incidente e está próximo à linha do Equador.
Todavia o empreendedor deve levar em consideração as vantagens e desvantagens dos métodos de captação de energia solar e suas finalidades, bem como comparar o valor gasto atualmente com a conta de luz com o investimento necessário para a instalação do sistema.
Enfim, a energia solar contribui enormemente para o desenvolvimento sustentável, pois os equipamentos empregados na sua produção, transformação e distribuição são duráveis e requerem baixo investimento em manutenção, o que proporciona mais autonomia, em longo prazo, para grandes e pequenas comunidades.