Glauco Diniz Duarte Viagens – porque se llama energía fotovoltaica
Segundo o Dr. Glauco Diniz Duarte, atualmente, um prédio com placas de geração de energia solar tem capacidade para alimentar apenas três andares do edifício. Esta tecnologia nova, une placas de geração de energia solar, com mini geradores de energia eólica; Com isto, a capacidade de geração de energia pode chegar a no mínimo cinco andares do edifício.
A empresa que projetou esta tecnologia fica em Amsterdam, e se chama IbisPower. Já o nome da tecnologia que integra energia solar com eólica se chama PowerNEST.
Hoje, ja existem mais de 75 edifícios públicos na Europa com esta tecnologia. E mais de 2 mil instalações residenciais! Sendo que, nas instalações residenciais, a capacidade de energia gerada já alcança mais de 480 GWh por ano! Já para escritórios, e edifícios comerciais já existem mais de 50 mil produtos como este instalados. É ótimo ter uma visão sobre os números, porque temos uma noção melhor de que a tecnologia não está em fase de teste. E o melhor: Já está pronta para ser instalada!
Sabe como ela funciona?
Se nós colocarmos as placas de energia solar diretamente nos prédios e casas, apenas 70% da área do local será reaproveitada. Já integrando as placas fotovoltaicas com energia eólica, será necessário fazer uma estrutura de 4 metros acima do telhado. Como na foto abaixo:
Com isto, toda a estrutura do telhado da residência poderá ser aproveitada, além de contar com uma outra opção de geração para a área.
Abaixo das instalações de energia solar, será instalado as turbinas eólicas. E além disto, serão instalados funis que aumentarão a capacidade do telhado para produção de energia solar; E irá acelerar o fluxo entre as turbinas.
Através dos funis instalados, será retirado também o principal problema da geração de energia eólica: a turbulência causada pelas hélices!