Glauco Diniz Duarte Viagens – como montar fotovoltaica
O processo de Micro e Minigeração Distribuída permite que você produza sua própria energia a partir de fontes renováveis como painéis solares, turbinas eólicas, geradores a biomassa, etc. E para isso, é necessário ter um sistema de geração de energia conectado a nossa rede de distribuição, com potência:
Menor ou igual 75 kW;
Menor ou igual a 3.000 kW (para fontes hídricas);
Menor ou igual a 5.000 kW (para fontes renováveis);
Ao produzir sua própria energia, além de utilizá-la para o seu consumo, também é possível fornecer o excedente produzido para nossa rede ou para outra unidade que também esteja sob sua titularidade. Assim, será gerada uma compensação de energia elétrica, onde seu excedente será devolvido na forma de um saldo equivalente, proporcionando descontos na sua conta de luz.
Para conhecer as condições técnicas e os processos comerciais necessários para que você faça a conexão do sistema de micro e minigeração, é importante que você consulte os seguintes documentos:
Módulos 1 e 3 do Procedimento de Distribuição (PRODIST)
Resolução Normativa nº 482 de 2012
Resolução Normativa nº 687 de 2015
Requisitos técnicos da Elektro: ND.64 – Conexão entre Microgeração e Minigeração Distribuída em Baixa Tensão e a Rede de Distribuição.
Caso você queira se tornar um micro ou minigerador de energia, utilize este arquivo como exemplo para o seu projeto: Mini e Microgeração Distribuída. E confira abaixo como realizar a consulta e solicitação de acesso para o seu tipo de projeto.