Os imóveis que consomem uma grande quantidade de energia elétrica, normalmente, pagam essa tarifa consumida por posto horário. Isso significa que a energia consumida em horário de pico é mais cara. Para esse tipo de situação, os créditos de energia solar sofrem compensação por meio de uma fórmula que estabelece que se a energia em horário de pico é 5 vezes maior, é preciso produzir 5 vezes mais créditos no horário fora de pico.
QUAL A DIFERENÇA ENTRE SISTEMA OFF-GRID E SISTEMA ON-GRID?
Existem dois tipos de sistemas para geração de energia fotovoltaica: o sistema on-grid e o sistema off-grid. Vamos explicar cada um deles abaixo:
SISTEMA ON-GRID
No caso do sistema on-grid, quando a energia produzida pelos painéis solares não alcança a quantidade ideal para o suprimento das necessidades de consumo, o imóvel usa a energia que a distribuidora fornece. Por outro lado, se houver sobra na energia que foi gerada, são criados créditos para serem transferidos à rede de energia elétrica, para que sejam usados depois. É preciso apenas atentar-se ao fato de que o sistema fotovoltaico necessita de um registro junto à distribuidora.
SISTEMA OFF-GRID
O sistema off-grid é a modalidade que não se conecta à rede elétrica. Ou seja, ele é desconectado da rede pública de eletricidade.
Neste post, esclarecemos para você os principais tópicos sobre o que são e como funcionam os créditos de energia solar. Assim, ao adquirir um sistema para geração de energia fotovoltaica, você já saberá como aproveitar ainda mais a economia que a produção desse tipo de energia proporciona para o seu bolso.