O que é energia fotovoltaica e como funciona – Glauco Diniz Duarte
A tecnologia costuma nos surpreender, ainda mais quando está aliada à natureza. Esse é o caso da energia solar, por exemplo. Ela se transforma em energia elétrica e chega às nossas tomadas, e muitos de nós podemos ficar sem entender como essa mágica acontece.
E você? Sabe como de fato funciona a conversão da energia solar em energia elétrica? No post de hoje explicaremos detalhadamente. Acompanhe!
A energia solar
Primeiramente, precisamos entender o que é energia solar. O conceito é bem simples: é a chamada energia eletromagnética que utiliza como fonte o sol — mais especificamente a radiação solar.
Essa energia gerada pelo sol pode ser aproveitada de várias formas, mas, como destaque, temos o aquecimento da água — cuja radiação solar é transformada em energia térmica através dos aquecedores solares — e a produção de energia elétrica, que é gerada por meio de módulos fotovoltaicos, também chamados de placas fotovoltaicas.
Já falamos em vários posts sobre como funciona o sistema de aquecimento solar e o quanto ele é uma ótima alternativa para a sua casa, podendo gerar economia em sua conta de energia.
A seguir, explicaremos melhor sobre a conversão da energia solar em energia elétrica através do sistema fotovoltaico — uma alternativa que também pode ser utilizada em residências.
Do sol às tomadas: a conversão fotovoltaica
A tecnologia fotovoltaica é composta por placas que captam diretamente a luz solar, transformando-a em energia elétrica.
Essas placas são produzidas utilizando o silício, que é um elemento semicondutor. Cada placa é composta por várias células solares e cada uma dessas células é constituída por elétrons. Quando a luz solar incide nessas células, os elétrons movimentam-se, gerando uma corrente elétrica contínua.
Para que possamos utilizar essa energia em nossas casas, ela precisa ser convertida em corrente alternada, que é o modo como a maioria dos nossos aparelhos elétricos opera atualmente. Esse processo é feito por meio de um equipamento chamado inversor de frequência.
As placas fotovoltaicas podem ser ligadas tanto em baterias quanto diretamente na rede de distribuição da companhia de energia. Em nossas casas, elas podem ser instaladas no telhado, no solo ou em fachadas, integrando-se ao projeto de arquitetura.
É interessante acrescentar que o sistema de geração de energia solar em elétrica por meio da tecnologia fotovoltaica continua funcionando mesmo sem a presença do sol. Isso porque o sistema utiliza a radiação direta e difusa; portanto, em dias nublados também há geração. E quanto mais placas forem instaladas, mais energia elétrica será produzida.
É realmente incrível como a tecnologia aliada à natureza pode tornar a nossa vida mais confortável e econômica, não é mesmo? Afinal de contas, a energia solar, quando transformada e utilizada para aquecer a água em nossas casas e também para gerar energia elétrica, facilita a nossa vida e contribui para um ambiente mais sustentável.