A necessidade de se investir em fontes de energia sustentáveis não é de hoje. Além disso, as contas de energia elétrica estão encarecendo progressivamente — e sem previsões de melhorias.
O resultado disso é a inviabilidade de se manter o modelo energético atual. Não sem que isso se traduza em prejuízos financeiros e ambientais estratosféricos.
Nesse sentido, a energia solar tem se consolidado como a alternativa mais vantajosa, segura e eficiente de se gerar energia.
A tecnologia fotovoltaica pode ser aplicada tanto para fins residenciais quanto para comerciais ou industriais.
Os benefícios da energia solar são diversos e inegáveis. Quer descobrir como funciona a energia fotovoltaica e como você pode utilizá-la para economizar na sua conta de luz? Continue acompanhando e descubra!
Como funciona a energia fotovoltaica?
Entenda como funciona e energia fotovoltaica:
As partículas de luz solar (fótons) contidas na luz do sol se chocam com os átomos do material semicondutor que reveste a placa.
No inversor solar, a energia fotovoltaica é convertida em energia elétrica.
A energia sai do inversor e vai para o quadro de luz, que distribuirá toda a energia pela casa ou empresa.
A energia solar é usada por qualquer equipamento que requer energia elétrica, como eletrodomésticos, computadores e lâmpadas.
O excedente de energia solar vai para a rede da distribuidora e gera créditos.
Como assim a energia solar gera créditos na distribuidora?
É isso mesmo!
O excedente de energia solar que não for consumido da sua casa ou empresa vai para a concessionária de energia em forma de crédito. Você poderá utilizar esse “extra” das seguintes maneiras:
Em outro imóvel que esteja em seu nome dentro no mesmo estado;
No próprio imóvel onde a energia é gerada em horários ou dias que a incidência de luz solar não for o suficiente;
Compartilhando com vizinhos por meio da chamada geração compartilhada, na qual pessoas físicas ou jurídicas que possuem CPF ou CNPJ diferentes podem compartilhar à geração de energia solar. Para tanto, é necessário que comprovem vínculo entre elas (por meio de cooperativas, por exemplo);
Há produção de energia solar em dias chuvosos ou nublados?
Sim! Não é preciso que o dia esteja ensolarado ou com céu limpo para que o sistema solar fotovoltaico opere e gere energia solar. Nos dias chuvosos ou nublados os módulos fotovoltaicos também produzem, porém em menor intensidade.
Já durante a noite não há produção de energia solar. No entanto, quando conectado à rede de energia elétrica (On-Grid), o excedente da produção durante o dia vai como crédito para a distribuidora de energia e. Desse modo, durante a noite, o consumo de energia poderá ocorrer normalmente.
Para lugares remotos e/ou sem conexão com a rede de energia, o consumo noturno em períodos com baixa incidência de luz solar exige o estoque de energia em baterias de armazenamento.
O que são sistemas fotovoltaicos on grid e off grid?
Existem dois modelos de sistemas fotovoltaicos: os sistemas com conexão à rede (On Grid) e os sistemas isolados (Off Grid). Entenda melhor como funciona cada um:
On Grid
Os sistemas fotovoltaicos on grid são aqueles conectados à rede de energia. Logo, sempre que há um excedente na produção de energia gerada pelas placas solares, essa energia vai para a rede elétrica em forma de crédito.
Caso o consumo energético seja superior a geração feita pelas células fotovoltaicas, a rede elétrica compensa automaticamente com a própria energia.
Off Grid
Os sistemas fotovoltaicos off grid (também conhecidos como sistemas isolados) não têm conexão com a rede elétrica. Neles a energia é armazenada em baterias que garantem o abastecimento energético quando não houver sol.
O sistema off grid geralmente é utilizado em lugares remotos onde não há rede de distribuição próxima. Além disso, é um sistema interessante para quem prefere não ter vínculos com as concessionárias de energia elétrica.
O que é um sistema híbrido?
Os sistemas fotovoltaicos híbridos nada mais são do que à mistura entre os sistemas on e off grid. Ou seja: é um sistema conectado à rede elétrica mas que conta também com um banco de baterias para o armazenamento de energia.
O sistema híbrido é o mais caro pois além de ser necessário comprar as baterias, é preciso investir também em uma série de mecanismos de segurança.
Como definir o porte do sistema fotovoltaico?
A geração de energia solar para uso residencial permite que você abasteça sua casa completamente ou parcialmente. O que, além de gerar grandes economias com energia, proporciona autonomia energética e um modelo sustentável de moradia.
Para se dimensionar o tamanho do sistema fotovoltaico é preciso avaliar a conta de luz do imóvel e o seu consumo de energia elétrica em kWh. Além disso, será preciso avaliar o espaço disponível para instalação das placas e a localização geográfica para definir o posicionamento delas e os índices de irradiação solar.
Como posso aderir à energia fotovoltaica on grid?
Para começar a sua própria microgeração de energia solar você deverá seguir os seguintes passos:
Entre em contato com a concessionária de energia da sua cidade e faça a solicitação de acesso;
Aguarde a emissão de acesso;
Solicite a instalação a um especialista, ou melhor: torne-se você mesmo um especialista em energia fotovoltaica. Você pode concluir o curso em poucas semanas (ou até dias) e instalar suas próprias placas solares;
Solicite a vistoria;
Entregue o relatório disponibilizado pela vistoria;
Regularize qualquer eventual pormenor técnico;
Solicite a aprovação do ponto de microgeração de energia fotovoltaica;
Aprove o ponto de conexão para o efetivar.
Troque o medidor para bidirecional (o que permitirá a geração de créditos na concessionária de energia).