Energia fotovoltaica é viável – Glauco Diniz Duarte
Hoje é possível instalar placas fotovoltaicas em seu condomínio e produzir energia solar que será abatida da conta de luz. E isso pode até gerar lucro.
Desde 1º de março de 2016, a partir da Resolução Normativa ANEEL 687/2015, todos os empreendimentos com diversas unidades consumidoras, como os condomínios, passaram a ter o apoio da agência nacional, para geração de sua própria energia. A partir daí se tornou praticável instalar placas solares para diminuir consideravelmente os gastos do fim do mês.
Um dos nossos clientes que é moradora de um condomínio localizado em Salvador-BA, não perdeu tempo e investiu em microgeração fotovoltaica, obtendo grandes reduções na conta de luz por meio de uma fonte de energia limpa e renovável.
O sistema de microgeração (On-Grid) possui 18 painéis fotovoltaicos, gerando uma economia anual aproximadamente de R$9.000,00 para o primeiro ano de funcionamento do sistema, a cliente pretende compartilhar os créditos gerados pelo seu sistema com uma outra unidade consumidora de energia, e conseguirá obter um retorno sobre o seu investimento estimados em 3 anos, tornando a sua residência auto eficiente e sustentável.
Assim, vemos que o caso de nossa cliente, assim como o de vários outros consumidores espalhados pelo Brasil, combinam as razões matemáticas solares perfeitas para quem quer gerar a própria energia:
Instalação em local com boa irradiação solar, dentro da média do Brasil;
Custo do sistema solar, com mão de obra inclusa, acessível;
Alta tarifa de energia;
Alto consumo elétrico.
Faça as contas você mesmo e conheça as razões que levaram mais de 29 mil consumidores residenciais a apostarem na geração solar fotovoltaica.