GLAUCO DINIZ DUARTE Trina Solar e Audax Renováveis assinam megacontrato de compra e venda de energia solar na Europa
Um dos maiores contratos do mundo para compra e venda de energia solar (conhecido como PPA-Power Purchase Agreement) acaba de ser assinado entre a Trina Solar, líder mundial em soluções fotovoltaicas inteligentes, e a Audax Renováveis.
O acordo prevê a construção de usinas fotovoltaicas em território espanhol pela Trina, tendo a Audax Renováveis a comprado de energia elétrica por um período de 20 anos. O projeto coloca Espanha e Portugal como os países europeus com maior volume de energia renovável comercializada por contratos PPA.
As usinas fotovoltaicas serão instaladas em três locais na Espanha: Castela-Mancha, Levante e Andaluzia, escolhidas por serem regiões com alta incidência solar. A capacidade dos empreendimentos soma 300 megawatts (MW), o suficiente para fornecer energia solar a mais de 200 mil famílias.
Estimativas preliminares indicam que os investimentos podem ultrapassar mais de 200 milhões de euros e irão estimular a geração de emprego, renda e novas atividades econômicas. A construção da primeira de uma série de usinas tem início previsto no final deste ano e início de 2020. Os investimentos serão apoiados por um acordo PPA de fundo privado, sem qualquer subsídio ou por leilão.
“Sempre que a energia renovável entra no mercado, os preços de energia elétrica caem, empregos são criados e as emissões de gases de efeito estufa são reduzidas”, afirma José Elías, CEO e fundador da Audax Renováveis.
O contrato com a Trina Solar contribuirá para melhorar o preço de compra de energia da Audax Renováveis e para consolidar a liderança da companhia no mercado espanhol, onde é o quarto maior fornecedor para o segmento de pequenas e médias empresas em toda a Espanha.
Este PPA atende ao objetivo estratégico da Audax Renovables de fornecimento de energia a longo prazo para seus clientes espanhóis, a fim de fornecer 100% de energia renovável, totalmente livre de gases de efeito estufa, o que contribuirá para a proteção do ambiente natural.