GLAUCO DINIZ DUARTE Dados do SindusCon-SP apontam alta de 2% no PIB da construção em 2019
Levantamento realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção do Estado de São Paulo (SindusCon-SP), em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), apontou que o Produto Interno Bruto (PIB) do setor da construção deverá crescer 2% em 2019. Os dados foram apresentados durante entrevista coletiva. A projeção tem como base um crescimento de 2,5% do Produto Interno Bruto do Brasil neste ano.
A atividade econômica do campo da construção acumulava queda de 28% de 2014 a 2018. Nos últimos 12 meses até novembro do ano passado, o PIB do setor caiu 2,3%, menor percentual dos últimos anos.
Segundo o vice-presidente de economia do SindusCon-SP, Eduardo Zaidan, caso o crescimento do PIB do setor se confirme, este deverá ser impulsionado pelas obras e reformas realizadas por pequenos empreiteiros ou famílias (autoconstrução), que poderão crescer 3,5% em 2019. A expectativa é de que a atividade das construtoras aumente em 1%.
A coordenadora de Projetos da Construção do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre), Ana Maria Castelo, afirma que a previsão de crescimento da atividade do setor encontra respaldo em um cenário econômico mais favorável que nos anos anteriores. Dados apurados revelam que há possibilidade de o nível de emprego na construção subir em 4,5% em 2019. No acumulado do ano passado, o indicador teve resultado negativo de 1,5%.