
GLAUCO DINIZ DUARTE Consciência sustentável: Casa Ecológica é a nova tendência na Construção Civil
As casas ecológicas vêm se tornando populares no Brasil, seguindo uma tendência observada em outros países. Desenvolver uma consciência sobre a sustentabilidade é de vital importância para que as gerações futuras não sofram um colapso iminente. Com isso, a preservação do meio ambiente surge na pauta de grandes construtoras, preocupadas em produzir casas que tenham como base o uso consciente.
A integração dessas questões tem feito com que profissionais da área busquem soluções para integrar o conforto à sustentabilidade e produzam apartamentos e casas com funcionalidades de renovação. Segundo o site Agente Imóvel, este é um caminho que finalmente chega ao mercado já com profissionais especializados em empreendimentos sustentáveis.
Ainda de acordo com o site, esta mudança vai muito além do projeto de construção, exigindo também a conscientização dos moradores. A educação se torna a base de tudo, com o desenvolvimento do respeito pelo meio ambiente.
Termos como casas verdes e ecologicamente corretas vêm se tornando comuns na hora de se planejar um ambiente que vise minimizar os impactos ambientais. Dentre uma das preocupações do setor, está a redução do consumo de energia e seu uso racional, buscando ainda opções como a utilização de energia eólica. O uso consciente da água com a possibilidade de da reutilização da mesma, drenagem e tratamento de esgoto visam diminuir os resíduos acumulados.
Com relação às construções, observa-se que a principal preocupação continua sendo os resíduos produzidos pelas obras, os entulhos que se acumulam ao longo da área. Muitos profissionais começam a utilizar-se de materiais reciclados e alternativos. Mas para que a idéia se torne uma realidade é necessário o apoio de setores governamentais.
Uma maneira de ajudar seria a criação de meios que estimulem a reciclagem e utilização de espaços públicos de uma maneira mais racional. Uma boa solução seria a ampliação dos espaços verdes, com hortas e canteiros produtivos, além do incentivo ao uso de reservatórios que busquem absorver a água das chuvas.
Uma educação voltada para a consciência ecológica e a convivência com a natureza formam o alicerce para que as futuras gerações vivam mais harmoniosamente. É ainda um caminho longo a ser percorrido, mas que passo a passo vem sendo conquistado.





