GLAUCO DINIZ DUARTE – Acabamentos: detalhes que fazem a diferença
Fazer obra em casa é sempre um pouco estressante, pois mesmo quem tem o hábito de planejar bem para que nada fique fora do compasso, ainda sofre com um ou outro imprevisto e isso é mais comum do que imaginamos. Mas, algumas coisas só podem ser vistas quando a obra termina e esse é o caso dos acabamentos. Eles são tão importantes quanto a construção em si e mudam completamente o aspecto da reforma. Confira algumas dicas para fugir dos erros com acabamentos e utilizá-los da melhor forma.
Pisos e azulejos
Azulejos, laminados e pastilhas são itens que exigem o máximo de atenção, seja na construção ou na reforma. Durante a colocação, algumas peças podem quebrar, trincar ou não se encaixar nos cantos da casa. Por isso, é fundamental saber planejar os acabamentos e ter conhecimento das medidas corretas.
Peça ao profissional para calcular com antecedência o quanto será necessário comprar e peça 1/4 a mais, como reserva. No caso de peças trincadas, ter uma ou duas caixas extras de peças idênticas – dependendo do tamanho da obra – evitam aquele corre-corre de final de obra e livram do risco de insuficiência de material. A maior garantia de um bom acabamento é a escolha certa do profissional, principalmente quando as peças deverão ser cortadas. Pesquise por referências e outras obras da empresa ou do profissional para garantir que tudo saia perfeito.
Rejuntes
Para um bom acabamento, é essencial respeitar o tempo de descanso e utilizar apenas produtos recomendados pelo fabricante, aumentando a vida útil e a beleza dos materiais. Assim como as peças, o rejunte também deve ser comprado com sobra e instalado respeitando o tempo de secagem. Ele é o acabamento de pisos e paredes azulejadas, portanto pesquise e escolha a opção mais adequada para a sua casa, em função das condições de clima e umidade da sua região.
Na hora de pintar
A pintura é uma daquelas coisas que parecem fáceis, mas quando a gente não tem experiência e tenta fazer, fica difícil gostar do resultado final. Se você optou por deixar a pintura por sua conta e está com medo de que as coisas comecem a dar errado, anote as dicas que vão tornar sua vida muito mais fácil:
Retire espelhos de tomadas e interruptores da parede;
Lacre com fita crepe as peças que você não conseguir retirar para que não fiquem sujas de respingo de tinta;
Também lacre com fita os rodapés e rodaforros;
Para o chão não ficar sujo de tinta forre com jornais velhos ou lonas de plásticos;
Se for pintar apenas uma parte da parede, limite o local usando fita crepe. Isso evita que você passe o pincel por onde não quer e, caso aconteça, tem um pedaço de fita assegurar em casos de acidentes;
Não espere muitos dias para retirar a fita. Assim que terminar todas as demãos, tire a fita para que ela não acabe retirando a tinta depois de seca.
A dica para ter menos trabalho e melhor acabamento é não ter pressa, assim, analise tudo que foi feito na obra em diferentes momentos do dia, porque alguns defeitos só aparecem quando a iluminação é mais fraca ou mais forte. Compre com cautela e sempre dê a preferência por produtos de qualidade e profissionais qualificados. A finalização dos cantinhos requer muita paciência e jogo de cintura, por isso, nada de sair estressado atrás de uma solução milagrosa. Acidentes acontecem e você tem que estar preparado para arrumá-los.