GLAUCO DINIZ DUARTE – Fique atento às armadilhas do apartamento decorado
Nem tudo que reluz é ouro, já diz o ditado. Quando se pretende alugar ou comprar um apartamento e a visita é feita no imóvel decorado, fica muito mais fácil se encantar pelo modo como o imóvel é mostrado. O problema é ser surpreendido por algumas armadilhas depois de fechar o negócio.
Todo cuidado é pouco na hora de pesquisar e conhecer o futuro lar. Portanto, daremos algumas dicas para fugir dos truques do apartamento decorado e, assim, fazer um bom investimento. Confira!
Calma e paciência, palavras-chave
Procurar o imóvel com tranquilidade é o primeiro passo para não cair nas possíveis armadilhas do decorado. Tanto a ansiedade quanto a euforia – e até o desânimo, a certa altura da procura – podem atrapalhar na busca pelo apartamento ideal. Decorações prontas podem criar falsas impressões sobre o local. Por isso, a busca pela nova moradia deve ser feita com calma e paciência.
Informe-se bem
É importante obter o máximo de informações a respeito do imóvel pelo qual se interessa. Conversar com o corretor e com o dono do local ou com a construtora é indispensável. Sem esquecer de verificar a planta do apartamento e o memorial descritivo, que detalha as suas características.
Na hora da visitação, se necessário, leve consigo uma lista para verificar aspectos e detalhes. Indicaremos alguns deles a seguir – lembrando que algumas das dicas se aplicam tanto aos imóveis que estão sendo construídos quanto aos já habitados:
Encanamento: nos imóveis decorados, é possível que o encanamento esteja escondido com móveis e objetos, mas que com o apartamento vazio fique aparente. Verifique o estado das paredes atrás de sofás e estantes, principalmente nas paredes que dividem cozinha e banheiros;
Tomadas, interruptores, saída para interfone e outros: verifique onde ficam, pois o posicionamento deles pode comprometer o uso de uma parede para instalação de prateleiras, por exemplo;
Portas e janelas: alguns imóveis decorados ficam sem as portas para exposição, criando a impressão de mais espaço. No caso da ausência delas, também devemos nos informar sobre que lado se abrem, evitando comprometimentos na circulação pelo local, em corredores e passagens. A disposição das janelas pode afetar o uso do espaço. Ao visitar o apartamento, imagine o uso que você fará de seus cômodos e como posicionará os móveis para saber se será viável;
Paredes: é como mágica! Visitamos os imóveis decorados e quando vamos nos mudar para o que compramos, surpresa: há paredes que desconhecíamos e, consequentemente, menos espaço. Verifique na planta onde há paredes e compare com o imóvel que for visitar. Para apartamentos já habitados, confira se alguma parede da planta original foi retirada ou colocada.
Espelhos: um velho truque presente nos apartamentos já montados é o dos espelhos, geralmente amplos, a fim de criar a imagem de um local maior. Esteja alerta, principalmente se a sua ideia não é colocá-los quando adquirir o imóvel. Para locais já habitados, se houver muitos espelhos, pergunte ao atual proprietário por que os colocou.
Móveis e objetos: geralmente, apartamentos decorados possuem móveis menores do que os padrões. Sente-se no sofá, na mesa, deite-se na cama, confira os tamanhos dos móveis. Outro truque dos decorados é trazer móveis claros, brancos ou beges, também criando a sensação de amplitude do espaço.
As áreas de serviço dos apartamentos decorados não trazem tudo o que se costuma colocar nelas, como varais, baldes, armários, vassouras. Portanto, quando fizer a visitação imagine você utilizando o espaço à sua maneira e leve consigo uma trena para medir ambientes e objetos.
Qualidade do material: os imóveis decorados vendidos na planta podem ter pisos, portas, torneiras e outros artefatos de qualidade superior aos entregues ao comprador. Tenha consigo o memorial descritivo para verificações. Se o local é antigo, examine se tudo está em bom estado.
Com foco no que realmente importa, não nos entusiasmamos apenas com o que os olhos veem e, dessa forma, encontramos o apartamento que desejamos! Faça sua lista e boa sorte!