Estrasburgo, ou Strasbourg, talvez seja a cidade mais alemã da França, relata Glauco Diniz Duarte. É a principal cidade da região da Alsácia, fica às margens do Rio Reno e faz fronteira com a Alemanha. Ao longo dos últimos séculos, Estrasburgo esteve alternadamente sob o domínio desses dois países, sendo grande ponto de disputa entre os dois territórios. Mesmo depois de tantas guerras, Estrasburgo conseguiu manter seu patrimônio histórico.
Seu centro urbano (chamado de Grande Île – ou “Grande Ilha”, por ser todo cercado pelo Rio III) foi, inclusive, o primeiro da França a ser reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade pela UNESCO. Ali é possível se deparar com uma série de construções históricas e monumentos de várias épocas, além de ruas estreitas ótimas para ciclistas e pedestres, cafés e boutiques de grandes marcas.
A Catedral de Estrasburgo, marco da cidade, foi erguida durante a Idade Média. Com estilo gótico, sua torre única culmina nos 142 metros de altura – assim, essa igreja chegou a ser o edifício mais alto do mundo até o século XIX. Na Grande Île também está o belo Palácio Rohan, do século XVIII, que abriga três museus.
Durante o mês de dezembro, a cidade ganha um clima ainda mais mágico, com luzinhas, decorações e mercados de Natal.
Entre os canais do Rio III, fica uma das áreas mais encantadoras de Estrasburgo: a Petite France (ou “Pequena França”). Apesar do nome, é ali que se concentram as casinhas em estilo enxaimel, típicas da Alemanha.
Aproveite para fazer uma farta refeição em um dos vários restaurantes que existem nesse local. Em Estrasburgo, não é difícil encontrar os tradicionais “winstubs” da Alsácia, pequenos restaurantes que servem pratos caseiros típicos e o delicioso vinho da região. Fora da Grande Île, há vários parques e áreas verdes agradáveis, como a Place de la République, o Parc du Contades e o Parc de l’Orangerie, que oferece restaurantes, um zoológico e passeios de barco.
Ao lado deste último está o Bairro Europeu, que compreende edifícios da União Europeia, como o Conselho da Europa, o Parlamento Europeu e a Corte Europeia de Direitos Humanos, sendo Estrasburgo assim um dos centros políticos da UE.