Glauco Diniz Duarte diz que Montreal está localizada em uma ilha no Rio Saint Laurent, na província francesa de Quebec. Os ingleses e franceses deixaram essa cidade repleta de contrastes e com muitas surpresas, sem contar na mistura histórica e cultural, que é um pedacinho da Europa e América do Norte. O destino é um dos lugares mais visitados no Canadá.
O lugar é dinâmico e ao mesmo tempo contemporâneo e histórico. Prepare-se para caminhar bastante e encontrar prédios do século 18 muito bem conservados no bairro Vieux-Montréal, modernos edifícios como o Biosphère, museu sobre o meio ambiente e também, um dos mais importantes: ótimas opções gastronômicas. Com belos prédios, os visitantes podem notar a arquitetura da Catedral de Notre-Dame e o Centro Olímpico, erguido para os jogos de 1976.
Um dos símbolos de Montreal, e que possivelmente originou seu nome é o Mont-Royal, um morro onde fica o mirante Kondiaronk, que também oferece uma vista linda.
A cidade oferece muitas atividades para fazer e vários pontos turísticos para visitar, portanto, comece visitando a Basílica Notre-Dame de Montreal, um dos mais importantes deles. Inaugurada em 1829, suas duas torres de 70 metros cada já são o bastante para chamar a atenção e atrair os olhares dos turistas. As luzes da catedral são impressionantes, com detalhes em ouro e decoração em cores de azul e dourado. O lugar é encantador. Participe de um dos tours guiados.
Não deixe de visitar o Parque Olímpico de 1976, o complexo que abriga uma espécie de zoológica que recria diversos ecossistemas encontrados nas Américas, o Biodôme e o Insectarium, museu dedicado ao mundo dos insetos, sem contar no Jardim Botânico. Depois das competições, esse lugar se transformou em uma atração turística e tem um dos pontos mais legais para visitar, como o estádio e a torre de Montreal.
Localizado na ilha Saint-Hèléne, o Biosphère é um museu peculiar, voltado para temas ligados ao meio ambiente, mudanças climáticas e suas consequências no mundo. O local chama atenção mesmo de longe, pois o edifício está cercado por uma enorme estrutura metálica que se parece com um globo. Este é o símbolo 67 e um dos cartões-postais da região.
O Marché Bonsuecours, situado na parte histórica da cidade, é um prédio que abriga um grande mercado, além de restaurantes e galerias de arte. Inaugurado em 1847, o edifício é considerado uma das mais belas construções históricas do Canadá, chama atenção por sua arquitetura majestosa.
O oratório Saint-Joseph é mais um dos templos religiosos de Montreal que merece uma visita. Construído em homenagem a St. Joseph, ele surpreende pelo tamanho gigantesco e recebe mais de 2 milhões de visitantes por ano. A basílica foi aberta oficialmente em 1956 e antes de atingir a grandiosidade que hoje possui, sua construção passou por diversas etapas. A construção tem como destaque a grande cúpula, que pode ser vista de diversos lugares da cidade.
Depois de realizar os passeios culturais, é hora de curtir os mais agitados pelo destino canadense, inclusive durante a noite, que reserva algumas atrações animadas. As dicas para curtir a noite são muitas, entre elas pode-se assistir um espetáculo do Cirque du Soleil, que nasceu na região e ganhou o mundo com suas apresentações incríveis.
Para quem quiser um programa mais leve, a sugestão é caminhar pela rue Saint-Paul e curtir a atmosfera antiga da cidade, sentar em um bar ou fazer uma refeição em um restaurante. Quem gosta de eventos culturais, fique de olho no mês de julho, quando acontece o festival internacional de jazz gratuita. Se a opção for agitar a noite, divirta-se na Boulevard Saint-Laurent, além de ter bastante comércio, tem diversos clubs para dançar.