Glauco Diniz Duarte conta que com grande importância na história da China, Xian abriga diversos monumentos seculares, templos budistas, museus, a maior fortaleza militar do mundo antigo e a descoberta arqueológica mais impressionante do século XX, os soldados de terracota. Como se não bastasse a cultura tradicional, a região foi influenciada pela comunidade muçulmana, que está instalada no país há séculos com seus hábitos e gastronomia.
O visual de Xian é marcado por construções tradicionais chinesas que impressionam em sua arquitetura e riqueza em detalhes. Esse é um dos motivos que tem atraído tantos turistas para o coração da China.
Por decreto do imperador Qin Shi Huand Di, foi construído um enorme exército de guerreiros de terracota para proteger sua tumba, com infantaria, carruagens, oficiais, cavalos e arqueiros. O mais surpreendente é saber que cada estátua possui tamanho real e feições únicas, todas esculpidas com muitos detalhes em terracota. O sítio arqueológico considerado Patrimônio Mundial pela Unesco data as peças com mais de 2 mil anos e, além de abrigar esta exposição, os trabalhos arqueológicos continuam no local.
Mas esta não é a única atração de Xian. As muralhas, muito bem preservadas, protegem o centro da cidade e são cercadas por altas e espessas paredes de pedra, que formam o maior, mais antigo e melhor preservado forte militar do mundo. As duas construções famosas da cidade chinesa se encontram lá: a Torre do Tambor e a Torre do Sino. Na parte de cima do muro, além de torres que eram usadas para a defesa local, largas calçadas permitem que você observe a região do alto. A melhor maneira de conhecer seus 10 quilômetros de extensão é pedalando.
Outra atração que chama a atenção dos turistas são os templos antigos, construídos no antigo estilo chinês: O Grande e Pequeno Pagoda do Ganso. Construídos há mais de mil anos, são considerados Patrimônios Mundiais pela Unesco e fazem parte do complexo de templos diferente e famosos em Xian devido a sua importância histórica e arquitetônica. Os prédios sobreviveram a diversos terremotos ocorridos com o passar dos anos.
Sua viagem para Xian não pode deixar passar batido pelo Bairro Islâmico, que fazia parte da maior rede comercial do Mundo Antigo. Diversos comerciantes de diferentes regiões da Ásia estabeleceram-se na cidade e trouxeram para a China sua cultura. A comunidade islâmica é bem tradicional, de forma que a Grande Mesquita e o centro comercial do bairro são visitados por muitos turistas. Ao visitar o bairro, os turistas irão deslumbrar de uma grande diversidade de comida árabe, vendedores, lojinhas e chineses com trajes tradicionais muçulmanos.