Glauco Diniz Duarte conta que importante cidade portuária da África do Sul, a agradável Port Elizabeth fica a 750 a leste da Cidade do Cabo e merece estar nos roteiros turísticos pelo país. A cidade oferece belas praias, passeios culturais e, em alguns pontos, uma arquitetura tipicamente inglesa – vale lembrar que Port Elizabeth é a segunda cidade mais antiga da África do Sul, fundada em 1820.
Uma das cidades sede da Copa do Mundo de 2010 com o estádio Nelson Mandela Bay, Port Elizabeth é uma cidade moderna, mas que ainda preserva tesouros de sua história. No centro, comece o passeio pela Donkin Reserve, uma praça que integra a “Route 67”, uma trilha por essa parte da cidade que passa por diversos pontos importantes para a história de Port Elizabeth, da época dos colonos britânicos à luta de Nelson Mandela, e por obras de arte ao ar livre. Nessa praça também está o escritório de turismo local.
Ainda no centro, vale conferir as construções em art déco e as de arquitetura vitoriana. Não longe dali, um dos maiores centros turísticos da cidade é o complexo Boardwalk, que reúne hotéis, cassinos, lojas e restaurantes. Fica perto da Marine Drive, de frente para o mar. Próximo à Reserva Cape Recife, vale uma visita ao South African Marine Rehabilitation and Education Centre (Samrec), um centro de resgate e reabilitação de pinguins.
Port Elizabeth tem cerca de 40 km de praias de areia dourada, águas mornas e recifes de corais. Apesar do vento intenso, o mar é tranquilo, ideal para a prática de esportes aquáticos. É possível praticar kitesurfe ou então mergulhar nas águas de ótima visibilidade. A cidade é cercada por muita natureza e uma rica diversidade de fauna e flora.
Nos arredores, há reservas naturais, como a Van Stadens, e ainda outras onde é possível realizar safáris fotográficos e ficar bem perto de animais como leões e girafas, como o Shamwari Game Reserve e o Kragga Kamma Game Park.