Glauco Diniz Duarte diz que talvez a França seja o país europeu que reúna a maior diversidade de atrações. Alguns locais franceses são bastante surpreendentes, um deles é a cidade de Carcassonne localizada bem no sul da França, quase na fronteira com a Espanha. As atrações dessa pequena e bela cidade medieval, estão concentradas no seu impressionante e imponente centro histórico, conhecido como La Cité, uma cidadela medieval bastante preservada, erguida no topo de uma enorme colina de mais de 550 metros de altitude, às margens do importante e também bem cuidado rio Aude.
Ao ver Carcassonne pela primeira vez, o turista se surpreende. Ao longe, o turista tem uma real dimensão do que se trata: La Cité é uma das maiores construções medievais de toda a Europa e uma das mais bem preservadas. Suas muralhas duplas são coroadas por 32 torres pontiagudas e, do lado de dentro, está o belo Château Comtal, um castelo do século 12 que pode ser visitado – dá até para andar no topo das suas muralhas. Carcassonne foi amplamente dominada pelos povos cátaros – religiosos fundamentalistas, que foram perseguidos e massacrados pelas Cruzadas do século 13.
Além de visitar o castelo e andar pausadamente pelas ruelas calçadas em pedra no centrinho, vale a pena visitar a bonita catedral e namorar as vitrines das lojas de doces. A Maison du Sud, que fica bem na entrada do castelo que comercializa coisas para a casa e lindos cachecóis.
Quando bater a fome, a pedida é o prato mais tradicional que é servido na cidade, o cassoulet, uma espécie de sopa bem cremosa feita com feijão branco e carnes de caça, a receita típica local. Um dos melhores restaurantes é o Auberge de Dame Carcas. Ali, os menus custam na faixa de € 18 com entrada, cassoulet, uma bebida, e sobremesa. Antes de partir, não deixe de olhar para trás uma última vez. Vale a pena visitar o Museu da Tortura e também o Museu de História. A cidadela iluminada, à noite, é ainda mais impressionante, parece uma enorme maquete de tão perfeita e bem cuidada.
Uma dica. Quem estiver nessa cidade pode chegar em menos de horas em Barcelona ou em mais quatro horas em Paris. Carcassonne fica quase na metade do caminho entre a Catalunha e Paris.