Glauco Diniz Duarte conta que Braga é um dos principais destinos turísticos do norte de Portugal e fica a 50 km do Porto e a menos de 40 km da fronteira com a Espanha. A cidade, a terceira maior do país, possui uma rica história e um vasto patrimônio religioso que datam desde a época do Império Romano. Foi nesse período que aconteceu a fundação da cidade, sob o nome de Bracara Augusta. Por tudo isso, Braga também é chamada de a “Roma portuguesa”.
Para aqueles que se interessam por religião, cultura, história ou arquitetura, vale fazer um roteiro pelas igrejas e catedrais da cidade – há mais de trinta para conhecer. Em um curto passeio a partir do centro de Braga, é impossível não se surpreender com o Santuário de Bom Jesus do Monte. O local possui uma icônica e monumental escadaria que leva até o topo de uma colina, onde fica a igreja barroca.
Quem não quiser se arriscar a subir as centenas de degraus, pode optar pelo funicular que leva os visitantes ao topo. Passeie também pelos belos jardins que existem por ali. Aproveite para conhecer o Santuário de Nossa Senhora do Sameiro, também nos arredores do centro de Braga. A vista para a cidade a partir dali são incríveis.
De volta ao agradável centro de Braga, repleto de ruas estreitas, igrejas e prédios históricos em ótimo estado de conservação, visite a Catedral da Sé, que é a mais antiga de Portugal – construída antes mesmo da fundação do país. Ali está a cruz levada por Pedro Álvares Cabral para a primeira missa realizada no Brasil. Ao lado do Paço Arquiepiscopal, está o Jardim de Santa Bárbara, cheio de flores coloridas.
Siga até o ponto central da cidade, a Praça da República, e continue o passeio pela Rua do Souto, exclusiva para pedestres, onde se concentram restaurantes, bares, cafés e lojas. Perto do Arco da Porta Nova, um dos principais monumentos do centro, estão o Museu e o Jardim dos Biscainhos, uma antiga propriedade da nobreza. Outra construção que vale a visita é o Palácio do Raio, com uma fachada coberta pelos tradicionais azulejos azuis portugueses. Não longe dali, ficam as ruínas das Termas Romanas de Maximinos.