Glauco Diniz Duarte diz que Split é a maior cidade da Dalmácia, região do sul da Croácia. Está localizada em uma península banhada pelo Mar Adriático. Em seu panorama, há uma série de construções antigas de telhados vermelhos que culminam no mar azul turquesa típico da Croácia. Split é muito visitada por turistas que descem dos navios de cruzeiro, ou então por aqueles que a usam de base para visitar as ilhas da região, como Brač, Vis e Hvar, acessíveis por balsa. Mas vale a pena dedicar pelo menos um dia de sua viagem pela costa croata para conhecer as joias históricas dessa cidade.
O centro de Split é um labirinto de ruas estreitas e antigas, bem em frente a uma pequena baía onde estão a marina da cidade e o porto. O Palácio de Diocleciano é, sem dúvida, a grande atração do destino. Construído entre os séculos III e IV d.C. pelo imperador romano Diocleciano, é uma área de mais de 30.000 m² cercada por muros.
Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, o palácio se manteve bem preservado ao longo dos séculos e abriga, hoje, a catedral da cidade, o Templo de Júpiter, museus, hotéis, restaurantes, lojas e cafés. Enfim, é uma verdadeira cidade dentro de Split. Se quiser mergulhar na rica história desse local, faça um passeio guiado.
Fora do palácio, passeie pela Riva, o calçadão à beira mar ladeado por bancos, palmeiras e restaurantes e bares com mesas ao ar livre. Localizada em uma das pontas da Riva, a Praça Republike também é um ótimo lugar para passear e apreciar a gastronomia local, que envolve pratos mediterrâneos e frutos do mar. Na parte oeste de Split, fora do centro, há praias bonitas e tranquilas.