Glauco Diniz Duarte conta que Chicago, a cidade dos ventos, surpreende por suas diferentes facetas. Considerada uma das maiores e mais dinâmicas cidades dos Estados Unidos, ela foi o cenário da guerra dos gangsters de Al Capone e os mocinhos de Eliot Ness na época da Lei Seca. Por outro lado, ela também é o divertido palco das peripécias de Ferris Bueller em Curtindo a Vida Adoidado.
Localizada às margens do gigantesco lago Michigan, a cidade possui uma agradável atmosfera urbana entre suas águas e arranha-céus. A Willis Tower (antiga Sears Tower) domina o perfil da cidade, tendo sido por um quarto de século o maior edifício do mundo. Outra vista deslumbrante fica no John Hancock Center, não tão alto, mas mais próximo da margem do lago.
Enquanto Miami é latina e Nova York é uma mistura de tudo que há no mundo, Chicago é bem europeia. A maior parte de seus habitantes é descendente de alemães, poloneses, ucranianos, gregos e suecos – uma formação étnica que se traduz na gastronomia local. De comidinhas de rua como o gyros (o nosso churrasquinho grego) a alguns dos mais aclamados chefs da América, a cidade oferece uma ampla gama de opções para o turista comilão.
A cidade é repleta de teatros, parques e até praias para fazer a alegria de moradores e turistas. Entre as boas atrações, o Art Institute of Chicago destaca-se com suas valiosas obras de arte. Por aqui, o visitante encontra quadros de Edward Hopper, Paul Cézanne, Vincent Van Gogh e a magnética obra-prima do pontilhismo de Seraut. O Field Museum of Natural History, por outro lado, guarda fósseis de dinossauros. Pertinho dali, o Shedd Aquarium é perfeito para passeios com crianças.
A atmosfera musical da cidade é muito intensa, com raízes calcadas no jazz e no blues. A variedade de boas casas para ouvir obras clássicas e jam sessions inspiradoras concentra-se nos arredores de Bronzeville. Se quiser apreciar a essêcia dos gêneros, não perca o Chicago Blues Festival, em junho, e o Chicago Jazz Festival, no final de agosto.
Para relaxar, escolha a ampla área verde do Millenium Park, que abriga muitos eventos de dança e música, todos abertos ao público. Uma de suas marcas registradas é o “feijão” prateado do artista plástico Anish Kapoor.