Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

ATENAS

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

Glauco Diniz Duarte diz que três milênios de idade e um povo preocupado com o seu legado fazem da herança histórica de Atenas uma maravilha difícil de superar.

A cidade é um espetáculo ao ar livre, estrelado principalmente pela Acrópole, o Parthenon e outros registros palpáveis do chamado berço da civilização Ocidental e da democracia.

A riqueza do passado se encaixa em uma metrópole europeia moderna que, se observada na sua aparente confusão de carros e poluição, é prontamente radiografada como boêmia, cosmopolita e eclética.

Quem caminha por suas ruas sente de primeira os aromas de cordeiro, iogurte, alho, limão e outros itens da deliciosa culinária grega.

Andar em Atenas é também viajar no tempo, flagrando sacerdotes ortodoxos a se misturar com a multidão na Praça de Syntagma, ou vendo automóveis passar em frente ao Arco de Adriano.

Paradoxos estimulantes a se contemplar entre belos restaurantes, uma vida noturna agitadíssima – sim, é verdade, muitas noitadas gregas acabam com gente dançando em cima da mesa – e uma boa dose de infraestrutura moderna – o metrô, por exemplo – alavancada pelas Olimpíadas de 2004.

Atenas possui várias opções de restaurantes, de estabelecimentos bons e baratos a alguns mais sofisticados.

A gastronomia mediterrânea predomina e é a mais recomendada. Pescados e salada estão sempre presentes nos cardápios, sempre acompanhados por excelentes azeitonas, vinhos e azeites.

A salada de pepino, tomate, olivas e queijo feta, o horiatiki, é um dos pratos onipresentes, mas mezedes (entradas), como saganaki (queijo frito em azeite e limão) e keftedes (bolinhas de alho poró, grão de bico ou tomates) são ótimas pedidas. Polvo e lula grelhados ou marinados, folhas de uva recheadas de arroz e a moussaka são pratos mais encorpados, ótimos tanto para um almoço como um lauto jantar. Na hora das bebidas, não dispense o ouzo, a bebida nacional.

E, como não podiamos deixar de mencionar, muitos dos pratos mais típicos do país são uma importação ou influência direta de nações vizinhas. Doces como baklava e o churrasquinho grego, o gyros, vieram diretamente da Turquia.

Por décadas Atenas se estabeleceu com um dos destinos de férias obrigatórios dos jovens europeus. Albergues e pousadas B&B é que não faltam para receber hordas de estudantes e mochileiros de todo o mundo, alguns com infraestrutura boa o suficiente para receber grupos até com idade mais avançada.

Hotéis mais confortáveis e com melhor decoração são encontrados em regiões próximas à Acrópole e também em Plaka e nas imediações de Thissio e Monastiraki. Em Nea Smyrni, parte mais moderna de Atenas, não há tantas atrações, mas alguns bons hotéis.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts