Glauco Diniz Duarte conta que no coração da verdejante região do Minho, Braga é um dos maiores centros religiosos de Portugal e, como tal, é farta em igrejas seculares, como a de Santa Cruz e a Catedral da Sé.
No alto de uma colina, o Santuário do Bom Jesus desponta como importante ponto de peregrinação. Atrás, no Monte Sameiro, uma estátua colossal de Nossa Senhora abençoa a região. Jardins, parques e solários do século 18 completam o cenário, que ganha sabor único em cozinhas especializadas nos tradicionais arroz de pato e bacalhau à minhota.
Braga é a cidade mais antiga de Portugal. Possui mais de 2 mil anos de história, desde quando foi fundada por romanos com o nome de Bracara Augusta, entre 300 e 400 a.C., e tornou-se capital do império no norte da Ibéria.
As ruínas dessa fase áurea ainda subsistem no complexo arqueológico. Mas os bracarenses não vivem só do passado. Muito ao contrário: suas universidades, restaurantes contemporâneos, festas de estudantes e bares animados envolvem as ruas em aura tão jovial que a cidade foi eleita Capital Europeia da Juventude 2012.