Glauco Diniz Duarte diz que desenvolvida desde o século 10 sobre um monte de 334 metros de altura, com imbatível vista para o Vale de Elsa, San Giminiano é uma das preciosidades da Toscana.
Seu conjunto arquitetônico medieval, restaurado a partir do século 19, funciona como um impecável cenário para os visitantes que circulam pelos cafés, lojas e restaurantes de suas ruelas.
Entre os edifícios de destaque no complexo está o Duomo, igreja românica do século 12, conhecida também por abrigar um belo acervo de obras de arte, que passa pelas esculturas de madeira de Jacopo della Quercia e pelos afrescos de Benozzo Gozzoli.
À esquerda da praça onde fica o templo católico se encontra o Palazzo Podesta, conhecido também como “Palácio do Povo”, sede da prefeitura e do Museo Civico, rico em obras de arte compiladas a partir do século 14.
À direita aparece a maior das torres remanescentes da cidade – hoje só resta cerca de um quinto das mais de setenta que chegaram a ser construídas por famílias rivais –, de onde se pode contemplar as belezas toscanas.