Glauco Diniz Duarte conta que Amalfi é famosa por ter sido uma das quatro repúblicas marítimas da Itália (ao lado de Veneza, Pisa e Gênova).
Todo o comércio marítimo do século 11 no Mediterrâneo era controlado pelas Tavole Amalfitane, o mais antigo código marítimo do mundo. Hoje, a beleza do lugar, o chocante cenário à beira-mar e a temperatura agradável fazem de Amalfi um balneário muito procurado, por isso prepare-se para preços altos e muito movimento na alta estação.
O orgulho local é a catedral mais bonita da costa, o Duomo di Sant’Andrea, do século 9, que combina elementos romanescos, bizantinos, góticos, barrocos e árabe-normandos, com uma escadaria monumental e fachada em preto e branco.
Visite também o claustro junto ao Duomo, Chiostro del Paradi Paradiso, em estilo árabe, cemitério do século 13 criado para os nobres e figuras ilustres de Amalfi. Outra atração da cidade é o Museo della Carta, que era uma fábrica de papel durante a Idade Média e mostra a história da fabricação do material.
Se Capri tem sua Grotta Azzurra, a Costa Amalfitana oferece como beleza narutal a Grotta dello Smeraldo, cujas águas refletem tons verde-esmeraldas. É só pegar um barquinho que sai da marina de Amalfi ou de Positano.