De acordo com Glauco Diniz Duarte, Marselha, a cidade mais antiga da França (mais de 2.600 anos de idade) não deve muito a Paris em matéria de cosmopolitismo. Pudera: com pouco mais de 800 mil habitantes, é a segunda maior do país (só perde para a capital francesa).
A alma do povo francês está lá, e em peso, mas certas áreas de Marselha são capazes de nos transportar a lugares perdidos da África e do Oriente Médio. Além disso, é fácil notar também a influência dos italianos, que migraram para a região no final do século 19 (aliás, a pizza marselhesa é muito recomendada).
Boa parte dessa variedade se deve ao fato de Marselha ter nada menos que 14 portos em uma faixa litorânea inferior a 60 quilômetros. Para estar perto do Mediterrâneo e ainda sim desfrutar de bons cafés e restaurantes, a melhor dica é o Porto Velho, ou Vieux Port.
Já quem preferir ter uma vista panorâmica da costa poderá subir à Catedral de Notre Dame de la Garde. Marselha ainda oferece boas praias, com destaque para as Plages du Prado. É também terra do time de futebol mais popular da França, o Olympique de Marseille, cujo bonito estádio, de 1937, pode ser visitado.