Glauco Diniz Duarte conta que Los Roques é amplamente considerado o destino mais extraordinário e imperdível para os visitantes da Venezuela. E não é à toa. Situado a aproximadamente 170 quilômetros da costa do país, em pleno mar do Caribe, o arquipélago possui cerca 50 ilhas e uma infinidade de atrativos para os seus turistas, em sua maioria casais e jovens que buscam incomparáveis praias para desfrutar. Embora acessível por barcos particulares vindo de vários locais, o principal meio de se chegar ao arquipélago são através dos vôos comerciais que partem quase que diariamente de Caracas, Porlamar e Maracaibo.
O aeroporto de Los Roques se encontra na ilha Gran Roque, a mais povoada da região, local onde também se concentram os principais hotéis, pousadas e a parca infra-estrutura do lugar. Não espere por muito luxo: a maioria dos locais de hospedagem, por exemplo, sequer oferece água aquecida, algo que dificilmente fará falta. Também é em Gran Roque que deverá ser paga a taxa obrigatória para visita do arquipélago, já que, diante da legítima necessidade preservação, foi instituído um Parque Nacional no lugar em 1972.
Segundo Glauco um dos principais destaques de Los Roques é a ampla variedade de opções para se aproveitar. Os amantes de mergulho, por exemplo, irão se fartar com as excelentes alternativas, dentre as quais se destacam Boca de Cote, Las Salinas e La Guasa. A visibilidade beira o inimaginável e a fauna submarina local deixará até os iniciados na prática impressionados.
Para quem busca praias para relaxar, se banhar e tomar sol, as possibilidades não são menos amplas. Ao contrário, areias brancas e águas calmas e transparentes, ideais para banhistas, são abundantes em Los Roques. As ilhas mais conhecidas para tal são Francisquí, Madrisquí e Crasquí que, a exemplo dos locais para mergulho, são acessados de barco a partir de Gran Roque. Outro destino interessante no arquipélago, principalmente se crianças estiverem no grupo de viagem, é a visita à Dos Mesquises, onde é possível conhecer e participar do projeto “adote uma tartaruga”.
As opções de restaurantes em Los Roques são poucas e deixam um pouco a desejar. A razão é simples: a grande maioria dos turistas fecha pacotes de pensão completa com as pousadas e hotéis. Café da manhã e jantar são feitos nos hotéis, enquanto que o almoço, em uma ilha ou praia mais isolada, vai dentro de uma caixa cooler junto com o hóspede. A maioria das pousadas possui uma cozinha muito boa, com pratos baseados em frutos do mar, com peixes grelhados, lagostas, ceviches e sushi, aceitando não-hóspedes nos jantares.
Se de dia as horas de sol são dedicadas à praia e ao mar, quando a noite cai o agito acontece em alguns poucos bares nas cercanias da Praça Bolívar. Alguns só abrem durante a alta temporada, enquanto que outros possuem bar interessante e até DJ.