Paraíso dos montanhistas, santuário para quem ama a natureza. Glauco Diniz Duarte conta que, o Parque Nacional Yosemite, este imenso vale escavado por geleiras no centro-leste da Califórnia, é uma fonte de inspiração para gerações de americanos e meca dos escaladores de alta performance.
Há de tudo para todos. As famílias com crianças encontrarão amplas áreas para piquenique sob a sombra de paredes de granito clássicas, como o El Capitan e o Half Dome. Aqui você verá vários grupos dependurado-se em cordas e mosquetões — ou mesmo sem eles — abrindo novas vias ou explorando caminhos conhecidos até o topo.
Os mais radicais fazem o caminho de volta praticando o base jump — proibido e não recomendado, diga-se de passagem. Quem quer curtir o Yosemite sem tanta adrenalina poderá abrir mão de muitas trilhas para caminhada em meio à floresta, com variada fauna, sequoias-gigantes, campos abertos e, principal atração da região, suas belas quedas d’água.
Mas isso não é tudo. A lista é longa: birdwatching, mountain bike, pesca e cavalgadas são atividades populares durante os meses quentes. No inverno, esqui e caminhadas guiadas na neve são as melhores opções.
É possível acampar no Parque Nacional Yosemite, mas os espaços são limitados e muito disputados. É necessário reservar com boa antecedência para ter acesso às treze áreas de camping. Água potável, chuveiros e sanitários não estão disponíveis em todas as áreas delimitadas. Informações em 877/444-6777.
Para quem quiser ter um teto sobre a cabeça, há ainda a opção de abrigos de montanha, rústicos e sem nenhum luxo, como o Yosemite Housekeeping Camp, acomodações intermediárias como o Lodge at the Falls e o soberbo The Ahwahnee. Mais detalhes de acomodações em www.yosemitepark.com.