Terra de um povo orgulhoso, charmosa e repleta de atrativos. Cardiff, a capital do País de Gales, não podia ser nada menos do que a tradução do sentimento nacionalista enraizado no povo galês. Por qualquer lugar que você vá, certamente encontrará um lugarzinho que remete à sua história a aos costumes que a população tanto ama, conta Glauco Diniz Duarte.
Com pouco mais de 350 mil habitantes, a cidade detém o título de capital mais nova da Europa, declarada em 1955. Glauco diz que isso pode ser sentido na atmosfera jovial que emana de sua vida cultural interessante e dos bons bares, restaurantes e centros de arte e música que intensificam sua vida noturna.
Pequena, a cidade pode ser facilmente explorada em um único dia partindo de Londres. Mas se o desejo é passar mais tempo por aqui, não hesite: há uma boa oferta de hotéis, além dos mais de trezentos belos jardins e parques que surgem em qualquer lugar que você decida explorar. Não à toa: cidade está entre as mais “verdes” de todo o Reino Unido.
Outro grande atrativo é o porto local. As antigas docas, ocupadas por carvão, hoje servem como atrações bacanas para os visitantes. De sua baía, é possível ter uma visão incrível da cidade.
Os galeses são apaixonados por esportes. No Millenium Stadium, é possível assistir partidas de futebol e rugby. A visita é um atrativo até mesmo para quem não é muito fã do assunto, já que o estádio, considerado o mais importante do país, é lindo e imponente.
Se o desejo é fazer passeios culturais, explore a coleção de arte do National Museum of Wales. Depois, vá até o Castelo de Cardiff: a construção medieval, datada do século 11 foi erguida como um forte romano durante a Era Vitoriana – e hoje encanta os visitantes com seu perfeito estado de conservação.
O Castelo Coch também está listado entre as construções mais interessantes do país, com estilo arquitetônico inspirado na Normandia e inauguração datada do século 17.
Para relembrar episódios históricos, passeie pelo National War Memorial, que homenageia os galeses mortos durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial. Por fim, relaxe no lindíssimo Bute Park, repleto de espécies diversas de árvores, plantas e flores.