Turbo Brasil Turbo Energy Parts Turbo Brasil Turbo Energy Parts
Categorias
Uncategorized

Bulgária

Glauco Diniz Duarte
Glauco Diniz Duarte

Os países do Leste Europeu ainda não estão entre os favoritos dos viajantes que visitam o Velho Continente. No entanto, com reformas significativas dentro das principais cidades da região e um setor turístico que a cada dia se transforma mais para atender à curiosidade dos visitantes, esse cenário promete mudar e competir pela atenção dada à França, Itália e Reino Unido. Segundo Glauco Diniz Duarte,entre os países que mais chamam a atenção está, sem sombra de dúvidas, a Bulgária.

Localizada entre a Romênia, a Turquia e a Grécia, esse belo país dos Balcãs soube preservar sua história, marcada pelas lutas contra os Impérios Bizantino e Otomano. Por todas as regiões, é possível avistar construções históricas bem preservadas, além de uma quantidade impressionante de sítios arqueológicos.

Sua capital, Sofía, ainda é pouco visitada se comparada aos outros destinos históricos e litorâneos do país. No entanto, sua atmosfera jovem, repleta de programas culturais completos e uma vida noturna agitada, valem a visita.

A natureza também foi muito generosa com o país, visto que cenários montanhosos e praias de um mar azul intenso compõem suas lindas paisagens.

Atrações
Fundada há mais de 3 mil anos, a cidade antiga de Nessebar, a leste do país, na costa do Mar Negro, concentra ruínas datadas dos séculos 5 e 6. Vale observar os belos detalhes da Igreja de Santa Sofia, tombada como Patrimônio da Unesco junto com o resto do Centro Histórico.

Outro lugar tombado como Patrimônio da Unesco é o monastério Rila, localizado a 120 km de Sofía. A construção, repleta de colunas arqueadas, foi fundada na primeira metade do século 10, perto da caverna onde São João de Rila viveu jejuando e rezando. Hoje o lugar abriga as relíquias do santo, que é padroeiro da Bulgária e venerado pelas igrejas Ortodoxa e Católica Romana.

Em Veliko Tarnovo, a bela Fortaleza de Tsarevets impressiona com a vista que oferece da região. Datada do ano de 1185, ela serviu como refúgio contra as invasões decorridas durante o Segundo Império Búlgaro.
Em Plovdiv, o Teatro Romano encanta os visitantes, que se acomodam na arena para assistir a apresentações de teatro, dança e concertos. Sua construção é datada do século II e está entre as mais bem preservadas da Europa.

Já na capital Sofía, vale a pena visitar a emblemática Catedral de Alexandre Nevsky, um dos pontos turísticos mais importantes do país. A riqueza de detalhes da construção, erguida em estilo neobizantino, impressiona.

GASTRONOMIA
A culinária búlgara é muito diversificada. Não é difícil encontrar uma variedade considerável de pães e saladas pra acompanhar as refeições. O iogurte búlgaro é, inclusive, considerado por muitos como o melhor do mundo.

Um dos pratos que mais caracterizam o país é a banitsa – massa assada e recheada. Mas quando passar por aqui, também não deixe de provar os buhtas – bolinhos servidos com geleia ou mel.

Em Sofía, a síntese da gastronomia local está no Raketa Rakia Bar, com decoração e ambiente agradáveis. O Sunmoon, por outro lado, tem opções vegetarianas e uma boa carta de vinhos orgânicos. Se o desejo é provar receitas de outros países, tente o italiano Il Viaggio ou os indianos Taj Mahal e Kohinoor.

Já em Plovdiv, o Hemingway consagra-se como um dos melhores restaurantes da cidade. Se quiser ir de sobremesa, tente a Gelateria Afreddo, com diversas opções de sorvetes e bolos pra acompanhar um café.

SEO MUNIZ

Link112 SEO MUNIZ
Link112 Turbo Brasil Turbo Energy Parts